fbpx

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL EM HOSPITAL PÚBLICO E PRIVADO

servico-social-hospital

| CURSO DE CAPACITAÇÃO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL EM HOSPITAL PÚBLICO E PRIVADO

JUSTIFICATIVA

Novas competências devem perpassar a formação acadêmica e se dirigirem à formação continuada com embasamento científico e a busca do contínuo aperfeiçoamento.  Assim, lançamos, como ferramenta, o curso de Extensão de Serviço Social em Hospital Público e Privado. O curso foi elaborado e estruturado sob uma visão da atual conjuntura do cenário vivenciado pela área da saúde e pelas complexas relações sociais e familiares que interferem diretamente no processo de desospitalização.

Hoje no Brasil, vivenciamos uma grande crise no setor de saúde pública e privada devido à ausência de recursos físicos, materiais e recursos humanos disponíveis para tratamento da população. A carência de leitos é hoje vivenciada, tanto pelos usuários do serviço público quanto da rede privada de saúde. É importante refletirmos o porquê dessa ocorrência e em que situações.

Outro ponto importante, que não podemos ignorar, refere-se ao envelhecimento da população. Portanto, é necessário que os representantes políticos ampliem e revisem os serviços disponíveis de atenção à saúde dos idosos. Desse modo, deve-se delinear uma política de cuidados para os idosos dependentes e independentes e buscar fontes de financiamento para garantir os benefícios da seguridade social.

Diante desse cenário, em especial, sobre a atuação do assistente social na área hospitalar. Daremos ênfase às grandes possibilidades de atuação desse profissional na área da saúde como educador, mediador, mobilizador e articulador das relações entre equipe-paciente-família, buscando novos caminhos de mudança e de aprimoramento dessas relações. Focaremos em uma atuação voltada para o desenvolvimento do potencial humano, sensibilizando o outro para que reflita e perceba soluções para suas dificuldades sociais. O assistente social deve ficar atento para não assumir o papel do outro, nem da família e nem da equipe, mas colaborar para que aprendam a buscar aquilo de que necessitam de forma independente.

Não é incomum nos depararmos com problemas sociais instalados no núcleo familiar que afloram no momento da alta hospitalar.

Sabemos que internações prolongadas ou de longa permanência hospitalar, tornam-se processos, muitas vezes, dificultosos e dolorosos à sensibilização da família no momento da desospitalização. Os motivos são, muitas vezes, a  dificuldade na organização interna da rotina familiar e da divisão de tarefas que se faz necessária diante da nova realidade. E, também,  no acolhimento, novamente, do seu familiar, que muitas vezes, volta para o domicílio com limitações e dependências para realização de suas atividades básicas  diárias.

Nos deparamos  ainda, com situações de abandono familiar, problemas financeiros, conflitos familiares diversos que acabam impactando no processo de alta hospitalar.

Procuramos assim, solidificar os conhecimentos sobre a família e as práticas profissionais relacionadas a ela que venham fortalecer os profissionais em sua formação complementar. Cuja afinidade acaba por compor uma multiplicidade de intervenções, numa prática transdisciplinar. As demandas sociais pautam-se em novos paradigmas e a exigência para a intervenção é de um profissional atualizado em relação ao contexto econômico, político, cultural e social. Assim, a complementaridade da formação continuada deverá estar conectada à compreensão da problemática apresentada e da ação focal no sistema de relações da sociedade brasileira.

 

OBJETIVOS

Capacitar profissionais graduados em serviço social para atuar na área da saúde e nos seus diversos contextos e demandas instaladas.

Capacitar os profissionais para atuarem como facilitadores no processo de transição entre hospital e domicílio, buscando a sensibilização, a orientação e o apoio à família, alertando-os sobre a co-responsabilidade da família no processo.

Apresentar casos relacionados à atuação do serviço social em hospital privado.

Apresentar casos  relacionados ao hospital  público.

Ensinar como medir o desempenho da atuação do serviço social.

 

PÚBLICO-ALVO

Assistentes sociais.

LOCAL

Av. Pompéia, 2094 – Perdizes. São Paulo. (Próximo metrô Vila Madalena)

 

 

CARGA HORÁRIA

54 horas

 

COORDENAÇÃO

Adriana Longuinho da Silva.

METODOLOGIA

Aulas expositivas e interativas com vivências e práticas desenvolvidas pelos alunos, focando a valorização da experiência profissional relacionada entre o que se faz e o que se aprende.

 

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado por meio da participação na aula e dos trabalhos efetuados.

O aluno deverá completar no mínimo 75% da carga horária oferecida pelo curso e assinar lista de presença.

 

CONTEÚDO

Falando sobre família.

Família em situação de doença.

Humanização do atendimento.

Ética e postura profissional.

Proatividade e etiqueta profissional.

O profissional e a rede de recursos.

Perfil do assistente social em equipes multidisciplinares.

Atuação do serviço social na rede pública.

Atuação do serviço social na rede privada.

Home Care x longa permanência hospitalar.

Cuidados paliativos.

Violência x vulnerabilidade.

UPA e serviço social.

Atendimento do serviço social ao  Idoso.

Serviço social em oncologia.

Relatório social/ parecer social/ evoluções técnicas.

Indicadores e estatísticas em serviço social.

 

| MAIS INFORMAÇÕES

| ATIVIDADES

| CATEGORIAS

INFORMATIVOS
LOCALIZAÇÃO

Rua Tagipuru, 209
Barra Funda – São Paulo
SP – CEP 01156-000

REDES SOCIAIS

© São Paulo 1999  |  CEFATEF

Desenvolvimento: Agência de Marketing Modelo Digital