O processo de envelhecimento no mundo moderno
O envelhecimento da população no mundo atual tem muitas consequências socioeconômicas e de saúde importantes, incluindo o aumento da taxa de dependência dos idosos. Isto apresenta desafios para a saúde pública, bem como para o desenvolvimento econômico como a redução e envelhecimento da força de trabalho e a possível falência dos sistemas de seguridade social.
Por outro lado, o estado de saúde dos idosos está melhorando com o tempo, porque as gerações mais recentes têm uma carga de doenças menor. Os idosos podem viver uma vida vigorosa e ativa até uma idade muito mais avançada do que no passado e, se forem incentivados a ser produtivos, também podem contribuir com a economia.
Na maioria dos países, o rápido envelhecimento da população exerce forte pressão sobre os programas de seguridade social. O envelhecimento populacional conta ainda com o desafio para os sistemas de saúde. À medida que envelhecem, a prevalência de deficiências, fragilidade e doenças crônicas (doença de Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais) aumentam dramaticamente.
Apesar do envelhecimento da população representar, em certo sentido, uma história de sucesso para a humanidade (a sobrevivência em massa até a velhice tornou-se possível), ele também representa desafios profundos para as instituições públicas que devem se adaptar a uma estrutura etária em mudança.
O envelhecimento é uma série de processos que incluem danos diretos, acúmulo de resíduos celulares, erros e reparos imperfeitos, bem como as respostas a eles. Esses processos resultam nos sinais familiares de envelhecimento e, por fim, no desenvolvimento de doenças relacionadas ao envelhecimento que acabam nos matando.
Segundo a Organização Mundial de Saúde é considerada idosa qualquer pessoa a partir de 60 anos de idade, mas vale lembrar que tal consideração é avaliada segundo o envelhecimento fisiológico, o que não impede uma pessoa de ser social e intelectualmente ativa. A saúde intelectual e física nesse processo é de grande valia.
O primeiro desafio está associado ao aumento dramático da população idosa aposentada em relação à redução da população em idade produtiva, o que cria pressões sociais e políticas sobre os sistemas de apoio social. Porém, há trabalho a ser feito e as pessoas mais velhas ainda estão interessadas em fazê-lo. Isso é bom para a economia e também para os trabalhadores mais velhos, que continuam a encontrar conexão e significado por meio do trabalho.
As gerações estão se misturando como nunca antes. Um escritório pode abrigar duas, três ou até quatro gerações de funcionários, e todos eles podem compartilhar talentos e até servir de mentores uns aos outros. Ao estimular a orientação mútua no local de trabalho, cada geração pode aprender, crescer e quebrar estereótipos
O acesso à informação, a melhoria da saúde e o avanço da tecnologia médica ajudaram a remodelar e prolongar vidas. E essas vidas continuam a causar impacto na sociedade, no local de trabalho e em casa.
O Envelhecimento Positivo ou Ativo é um novo conceito que ilumina as fontes de felicidade em todo o processo de envelhecimento. Afinal, envelhecer positivamente não é o quanto os indivíduos evitam adoecer, mas sim como eles treinam seu foco no que faz a vida valer a pena, apesar dos desafios físicos ou mentais. É um termo usado para descrever o processo de manter uma atitude positiva, sentir-se bem consigo mesmo, manter-se em forma e saudável e envolver-se plenamente na vida.
Segundo a escritora americana Betty Friedan, que foi uma importante ativista americana, “envelhecer” não é uma “juventude perdida”, e sim uma nova etapa de oportunidades e força. Manter uma atitude positiva em relação ao envelhecimento é particularmente importante, pois permite que você continue a se sentir bem e a ter um senso de controle ao enfrentar outra parte do ciclo de vida.
Manter uma atitude positiva e ficar conectado
A interação social e os relacionamentos com outras pessoas estão associados ao envelhecimento positivo e ao sentimento de otimismo em relação à vida. Manter as redes sociais por meio da adesão a clubes, realizar trabalho voluntário e manter contato com a família estimula a interação com outras pessoas, evita o isolamento e promove uma boa saúde mental e física.
Em um mundo pós-moderno, não é a questão se devemos parar de estender a expectativa de vida humana, mas sim como poderíamos nos adaptar melhor a esse fato. O envelhecimento no mundo de hoje está mudando para todos nós, à medida que vivemos vidas mais longas e temos diferentes expectativas e sonhos.
As pessoas estão vivendo uma vida mais feliz, saudável e gratificante em seus 80, 90 anos e além. O luto da aposentaria foi substituído por algo que você pode escolher fazer ou é capaz de fazer é uma oportunidade de explorar o mundo. Você pode abrir o mundo para novas oportunidades como viajar, buscar hobbies, focar na sua saúde, aprender novas habilidades e conhecer novas pessoas.
Neste século, envelhecer é uma oportunidade de adquirir sabedoria, experiência e causar impacto, esteja você correndo sua primeira maratona, oferecendo uma ajuda aos seus netos ou simplesmente refletindo sobre isso em seu próprio tempo. Ao envelhecer, você ganha o direito de ser leal a si mesma.
REFERÊNCIAS:
FINK, N.J. Envelhecer positivamente no mundo moderno. 2018. Disponível em https://www.mhcgm.org/aging-positively-modern-world/
SILVER, K. , Cinco lições que aprendemos sobre o envelhecimento na era moderna. 2018. Disponível em https://www.pfizer.com/news/featured_stories/featured_stories_detail/5_lessons_we_ve_learned_about_aging_in_the_modern_age
CABRAL, G. Saúde e Bem-Estar – Envelhecimento. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/saude/envelhecimento.htm.