|CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA FAMÍLIA, NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO.
OBJETIVOS
Instrumentalizar os profissionais nos aspectos relacionados à família, à saúde e à educação e que estão relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência, por meio de teorias e práticas que abrangem o trabalho e suas relações com os aspectos sociais, culturais, políticos, jurídicos, médicos, educacionais e éticos.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Jurídicas e Médicas e demais profissionais com graduação e que se interessem pelo atendimento à pessoa com deficiência.
CARGA HORÁRIA
432 horas.
COORDENAÇÃO
Ma. Cleonice Peixoto de Melo
METODOLOGIA
Aulas expositivas e interativas com vivências e práticas desenvolvidas pelos alunos, focando a valorização da experiência profissional relacionada entre o que se faz e o que se aprende.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
– História e trajetória da pessoa com deficiência.
– Definição e aspectos médicos das deficiências.
– Distúrbios do desenvolvimento.
– Deficiência física.
– Deficiência sensorial.
– Deficiência adquirida.
– Deficiências múltiplas.
– Reabilitação e inclusão.
– Abordagens terapêuticas.
– Cognição.
– Terapias motoras.
– Histórico das garantias e direitos.
– Direitos e garantias constitucionais.
– Legislação federal, estadual e municipal.
– Programas e benefícios sociais.
– Políticas de inclusão no trabalho e na escola.
– Direito de família.
– Família e contemporaneidade uma visão sistêmica.
– A família e a pessoa com deficiência.
– Abordagem estratégica e estrutural.
– O segredo nas famílias da pessoa com deficiência.
– Perdas e luto nas famílias da pessoa com deficiência.
– A resiliência da família e da pessoa com deficiência.
– Violência familiar e a pessoa com deficiência.
– A família e a sexualidade da pessoa com deficiência.
– Exclusão e inclusão na família.
– A pessoa com deficiência no ambiente escolar.
– Acessibilidade e arquitetura universal.
– Comunicação inclusiva.
– Exclusão e inclusão da pessoa com deficiência.
– Socialização e aprendizagem da pessoa com deficiência.
– Cultura e diversidade.
– Protagonismo da pessoa com deficiência.
– Reconotação positiva e o acolhimento à pessoa com deficiência e a família.
– Genograma.
– Rede de atendimento e a equipe interdisciplinar.
– A sexualidade da pessoa com deficiência na saúde e na educação.
– O profissional na assistência familiar: humanização do atendimento.
– Cuidando do cuidador.
– Orientação de trabalho de conclusão de curso.
– Práticas de atendimento.
DOCENTES DO CURSO
Dra. Alessandra Freitas Russo
Ma. Cleonice Peixoto de Melo
Me. Luis Antonio da Silva
Ma. Melanie Mendoza
Ma. Marisa Barradas